Secretaria da Saúde investiga mais um suposto caso de meningite em escola de Santa Maria

A Secretaria da Saúde investiga mais um suporto caso de meningite em uma escola na região oeste de Santa Maria. Trata-se de uma criança, que não teve a idade divulgada, e se encontra internada no Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo. Não há informações sobre os sintomas apresentados ou a data de entrada da criança no hospital. Segundo a pasta, o estado de saúde é estável.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp  

Em nota, a secretaria informou que, ao receber a notificação, a Vigilância Epidemiológica (que é uma das áreas da Vigilância em Saúde) orientou a escola sobre sinais e sintomas da doença, alertando para o monitoramento de mais crianças sintomáticas.

“Um dia depois, a Vigilância Sanitária fez uma visita na escola e orientou sobre o protocolo, que envolve também a higiene dos bebedouros, banheiros e ambientes. Os diretores estão sempre em contato e quando tem alguma questão mais específica, eles nos avisam. Até o momento, não fomos informados de nenhuma outra criança com sintoma. Então, a princípio, está tudo sob controle. Eles estão atentos e mantêm contato constante, tanto com a Vigilância Sanitária quanto com a Epidemiológica”, reforça a nota.

Ainda segundo a Secretaria Municipal da Saúde, o caso segue em investigação e não há novas notificações relacionadas a instituição.

Ao Diário, a escola afirmou que “a partir da ciência do fato ocorrido, foram imediatamente adotadas as medidas necessárias de saúde e segurança, em articulação com a Vigilância Sanitária, a fim de garantir a proteção da comunidade escolar”.

O que é a doença?

A meningite é caracterizada pela inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. O quadro pode resultar em sintomas como febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez na nuca, náuseas, vômitos, sensibilidade à luz, irritabilidade ou sonolência. Em alguns casos, a pessoa pode apresentar confusão mental e convulsões.

A meningite pode ser causada por bactérias, vírus, fungos ou parasitas e, para alguns destes, existem medidas de prevenção primária, como vacinas e quimioprofilaxia. As vacinas estão disponíveis no calendário de vacinação da criança do Programa Nacional de Imunização são:

  • Vacina meningocócica C (Conjugada) – Protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C
  • Vacina pneumocócica 10-valente (conjugada) – Protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite
  • Pentavalente – Protege contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo B, como meningite, e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B
  • Meningocócica C (Conjugada) – Protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C
  • Meningocócica ACWY (Conjugada) – Protege contra a doença meningocócica causada pelos sorogrupos A, C, W e Y

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mais de 2 mil doses são aplicadas durante o Dia D de Multivacinação em Santa Maria Anterior

Mais de 2 mil doses são aplicadas durante o Dia D de Multivacinação em Santa Maria

Realizado na UFSM, Copene Sul 2025 terá painel sobre saúde das populações negra e indígena Próximo

Realizado na UFSM, Copene Sul 2025 terá painel sobre saúde das populações negra e indígena

Saúde